Archive for 2012/01/05


A Rebel Minis lançou o ruleset de miniaturas A Walk in the Dark, para que possas combater uma horda de Nazis Zombies num bunker perdido na América do Sul. Desenhado para a linha de miniaturas a 15mm da pró+ria editora, as regras baseam-se no sistema de regras do Chain Reaction da Two Hour Wargames.

Os jogadores controlam um grupo de mercenários em fuga e tentam descobrir a forma de fugir de um velho e abandonado (será?) numker Nazi, nas selvas da América do Sul. Do autor Bob Minadeo, o jogo tem um sistema de regras único para os tiles que formam o interior do complexo subterrâneo. A caixa com as regras e todas as miniaturas fica por 24.95 USD.

Greater Plaguebringer

A MaxMini.eu lançou a sua miniatura para 28mm de Greater Plaguebringer em resina.

Uma imagem

Flames of War Promo image

Flames of War Promo image

E nasceu faz um ano

Faz exactamente um ano que o Firepigeon & Friends Games & Geekiness nasceu. Um ano em que uma das minhas muitas carolices tem estado por aqui, uma vezes com uns artigos mais interessantes, outras nem por isso. Mas nada disto seria possível sem a constante ajuda dos colaboradores que têm vindo e ido (e que neste parêntesis ficam os meus sentidos agradecimentos a todos vocês), dos leitores, dos e-mails e conversas que vou tendo com os amigos, que me vão lembrando coisas que poderia publicar, passando noticias, queixando-se da falta de actualizações, dos que gostam de A mas não gostam de B, dos que não lêem mas que sabem tudo o que aqui se publica, dos que incentivam e dos que criticam.

Ao fim e ao cabo o FFGG não é só sobre jogos de tabuleiro ou só sobre jogos de miniaturas como muitos pensam. É sobre todas aquelas coisas que nos cativam e que são fora do mainstream. Aqui não se fala do tempo nem da bola, mas noticiam-se todas as pequenas coisas que tantos gostam. No percurso da minha vida fui ganhando gosto por uma diversidade de temas, o que se reflecte nas noticias que vão aparecendo aqui.

Quanto aos jogos de mesa, sou dos poucos em Portugal que está numa posição em que uma minoria se encontra, o que me permite olhar para muitos lados, quando uma boa parte dos têm vindo a conhecer o FFGG se limitam a olhar só para um e a colocar uma palas que os impedem de ver para lá do que está à sua frente. Espero que para estes o FFGG sirva para ganharem um bichinho que os leve a conhecer outros jogos, e outras formas de ver o hobby. O Hobby como muitos lhe chamam, sejam Boardgames, sejam jogos de Miniaturas, é exactamente única e somente isso, um hobby. E um hobby é pura carolice, tal como o Firepigeon & Friends Games & Geekiness.

Também a mim me cabe desejar mais para o FFGG. Desejo de ter a coragem de fazer mais reviews, de ser mais critico nalgumas questões, e de manter no mínimo o ritmo actual de actualizações. Mas também desejo de ti leitor, que comentes mais, que deixes mais feedback, que dês sugestões. Se algum de vocês estiver a pensar “Ahh.. e tal, eu também podia contribuir” porreiro! Entra em contacto comigo.

A todos quantos me têm acompanhado neste ano as minhas saudações e com o vosso apoio espero estar por cá para o ano para o segundo aniversário do FFGG. E não esqueçam o mote:

LUDO ERGO SUM

2728 Tags

28mm 2011 Ameritrash AoJ BGG Boardgame Borla BrainSt0rm Cardgame Cinema Comboios Concurso DoW Essen2011 Eurogame Expansão FFG Gateway GMT GW Imagem Infographs Isto é noticia? Kickstarter LisboaCON LisboaCON2011 MFG Miniaturas Nacional Noticias Online P500 PDF RPG Sessão Spartan Games Star Wars Techgeek Terreno Top 10 TrincaCON11 Video Wargame Warlord Games WotC

PG

costumo dar um salto ao FFGG todos os dias para ver o que se passa, admito que normalmente me ponho a par das noticias através de outras fontes, mas em relação aos BGs prefiro vir aqui do que andar a vasculhar o BGG

começo pelos pontos negativos para que os positivos fiquem mais na memória:

. acho que falta um pouco de interação entre os leitores, boto aí um mea culpa, pois podia fazer mais comentários ou contribuir com mais conteudos

os pontos positivos:
. noticias sobre BGs sintetizadas, são excelentes para um wargamer que gosta de estar informado sobre BGs
. estas ultimas fotos de um jogo/miniatura por dia estão muito catitas
. o facto de juntar um pouco do mundo dos wargames e boardgames debaixo do mesmo tecto

Abraço e continua!

 

Pedro Gonçalves, é um companheiro de aventuras na mesa que já nos levaram a Espanha. Um dia temos de voltar a invadi-los 😀

Luis

Um ano de FFGG…

Que dizer da efeméride? Um “Parabéns, que conte muitos”? um “continua o bom trabalho”? Não estaria eu a roubar frases feitas muito úteis para um breve comentário de um utilizador casual deste blog?

Pois é, não quis ir por aí, prefiro dizer-vos o que é o FFGG para mim, simples mortal interessado na maior parte das temáticas deste blog.

Como muitos de vós fui “amavelmente” convidado pelo dono do dito com um “Vai ver o meu blog: http:raistaparta.etc.sejaláoquefor”. Como até o acho um moço simpático lá cliquei eu no link de cor azul para – dizia eu –mais um blog da treta. Pura ilusão.

Encontrei um blog interessante, com temas interessantes e (inédito em Portugal!) sem discussões parvas do tipo “o jogo que eu prefiro é melhor que o teu” ou “se não gostam disto são todos umas amibas”.

Mas enfim, não sendo um blog da treta, era apenas… mais um blog. Como é óbvio não saltou para a pasta dos favoritos.

Passou-se uma semana, e veio-me à cabeça “epá, como é que se chamava o blog do Pombeiro? Se calhar o gajo até já o actualizou…”. Vá de procurar na pasta de emails o link para o raio da coisa e lá o encontrei. Volto a clicar no link (agora numa linda tonalidade de roxo) e, surpresa: “Este gajo actualiza isto todos os dias”!!!!. Pronto, “adicionar aos favoritos e já está”.

A partir daqui tornou-se um vício diário: chegar ao escritório, tomar café, fumar um cigarro, ir a correr para o WC (o café da manhã tem em mim efeitos preversos…) e ligar o PC para clicar numa imagem estilizada de um gordo para ler as últimas do mundo dos Boardgames et al.

Miniaturas, filmes a estrear, piadolas, jogos de tabuleiro, este blog consegue pôr-me bem disposto logo pela manhã…, ou mal disposto quando começo a contar os tostões para um novo jogo que acaba de sair.

Fotos de eventos passados em que não estive, alterações a regras, house rules, tudo e muito mais me prende a atenção logo pela manhãzinha, não obstante a pilha de papéis que tenho à minha frente (e lados, e por cima dos livros, sejamos sinceros…).

“E ao fim do dia, bem abraçados, a ver o pôr do sol…” esqueçam, é mais ”e ao fim do dia todo estafado com os olhos como saíram do lençol”, lá vou eu ver se há alterações, para, por vezes, acabar o trabalho(?) com um proverbial “sacana do gordo hoje não meteu mais nada…”.

Enfim termino rendendo-me à evidência de ter que resumir todas esta lucubrações com a velha fórmula que queria evitar:

 

“PARABÉNS PELO TEU FORUM, POMBEIRO, CONTINUA O BOM TRABALHO POR MUITOS ANOS”

Farinhote, wargamer, boardgamer, miniaturegamer, gamer. Anos e anos a jogar. Já foi dono de uma das lojas em Lisboa dedicadas aos jogos, agora limita-se desfrutar de uma vida que não consegue dissociar dos jogos. Aquele abraço Luis!!

Miguel

Gostas de jogos de tabuleiro? gostas de modelismo de miniaturas? gostas de tópicos tipicamente denominados de GEEK? então este blog é para ti.
Muitas vezes gostamos de andar informados sobre estes temas mas há tantos sites com informações interessantes e o tempo para podermos pequisar e filtrar toda essa informação é tão pouco, que por vezes acabamos por optar por “deixa la .. depois vejo…” e já se está mesmo a ver que o “depois” é sinónimo de “nunca”. O Firepigeon & Friends Games & Geekiness (FFGG) é um blog que ajuda neste aspecto, ou seja, junta num só local várias informações já filtradas sobre todos esses tópicos denominados como “coisa de GEEK” e atenção que ser GEEK não é uma coisa má (quando não levada ao extremo, claro).

Tenho acompanhado o FFGG desde o início e todos os dias vejo novas noticias sobre temas como Boardgames, Miniaturas, Eventos Sociais Lúdicos, Tecnologia, etc… Tem um pouco de tudo. Todos os dias em forma de imagem é apresentado um novo jogo, ou uma nova miniatura pintada artisticamente por alguém com “jeito para a coisa”. De facto estas imagens têm-me levado muitas vezes a procurar mais informações sobre o jogo ou outros produtos da empresa produziu a miniatura. Outras vezes somos premiados com videos divertidos que nos ajudam a ficar bem dispostos quando o trabalho já não se pode aturar. Filmes, séries, reportagens de eventos, enfim… toda  uma panóplia de informação à distância de um click sem termos de passar horas em frente ao computador à procura. AH e sem esquecer das reportagens em primeira mão e quase em directo das várias convenções “GEEK” que ocorrem pelo país.

Resumindo, GEEK assumido ou não geek, por newsleter, Feed ou mail directo, é certamente um blog a seguir. E para os continuam a dizer “ah e tal, isso é coisa de Geeks…” lembrem-se que dentro de cada um existe um GEEK por descobrir!!

O Miguel Pinto tem um sonho. Um protótipo de um mega crawler. Espera são dois, este agora é de um jogo de cartas. Não 3, 4…. eu sei lá, mas ele continua a sonhar um dia ter um jogo seu publicado!! Ao que eu digo: força Miguel, eu cá estarei para jogá-lo!

Termos mais pesquisados nos motores de busca Visitas
firepigeon blog 251
game of thrones 221
jogos de estrategia 2011 99
jogos estrategia 2011 80
apple 80
firepigeon 56
dominion cornucopia 52
dragon age 47
ipad 2 34
miniaturas rpg 32

Continuar a ler

Nuno

FFGG (um amigo traduzui-me a sigla) PARABENS.

Pois é….bués de parabens…Firepigeon & Friends Games & Geekiness
Parabens porque sim, faz um ano.
Parabens pelo site, que tá muito fixe.
Parabens pela diversidade de informação que oferece.
Parabens por me facilitar a vida. Em vez de assinar 350 news letters, que me atafulham o mail, basta-me aceder e dar uma espreitadela nas novidades escarrachadas sempre fresquinhas no site.
Parabens porque tudo isto é por carolice, fazendo chegar a informação á borlix á malta sem ter  o lucro como objectivo.
E pronto acho que consegui justificar o “bués” da 1a linha.
PARABENS.

PS- este texto não foi revisto por qualquer tipo de corrector, nem está segundo as normas do novo acordo ortografico. Todos os erros que encontrarem são genuinos e foram dádos por um gaijo que escreve mal o português.

Nuno Morgado, 😀 obrigado

Parabéns pelo blogue.
 
O que gosto:
 
Ser português
Falar sobre Portugal
Dar novidades sem ser muito exaustivo – o meu tempo é limitado 🙂
 
E desejo que:
 
Que o blogue seja ainda mais abrangente nos tipos de jogos comentados.
Que esteja sempre atento ao mercado nacional e aos autores nacionais.
Que acreditem no vosso sonho. É possível em Portugal fazer coisas 🙂
Sejam ambiciosos.
 
 
Não é muito, mas é sincero 🙂
 
Abraço e parabéns
 
O Gil d’ Orey é o autor de jogos de tabuleiros modernos que criou a própria empresa, a MESABoardgames, e se está a atirar para os mercados além de Portugal. Obrigado Gil.

594 visitas

A noticia BGG Top 10 de Jogos de Estratégia para Março 2011 já teve 594 visitantes desde que foi para o ar em 25 de Março, sendo o artigo com mais visitas do Firepigeon & Friends Games & Geekiness.

Pedro

Quando há um ano atrás surgiu o FFGG, pensei para mim: um blog com novidades de boardgames… Existirão assim tantas novidades que justifiquem um blog?

Passado um ano, é óbvio que sim. Para quem vai diariamente ao FFGG como eu, pode verificar que o hobby está vivo, mexe e bem. Novidades é o que não faltam. Como escrevi anteriormente, vou todos os dias ver as novidades no FFBB. E vou por quê? Vou porque gosto do visual do site. Muitas novidades, com pouco texto, mas sempre com muitas imagens. Gosto de poder ver as novidades no smarthphone, sem ter que andar a diminuir e a aumentar o zoom. Gosto das novidades sobre tecnologia e não só. Gosto dos artigos de opinião. Gosto de saber o que vai acontecendo no panorama nacional e de muitas outras coisas.

Mas o aniversário de um ano de existência é sinónimo de um ano passado, mas também deverá ser sinónimo de pensarmos no futuro e daquilo que pretendemos que ele traga. E o que é que eu queria no FFGG?

Queria mais artigos sobre jogos e sobre o tema dos mesmos. Queria mais artigos sobre print-an-play. Queria mais entrevistas a designers e a pessoal que trabalha para o hobby cá em Portugal. Queria ter reportagens sobre convenções e eventos que se vão fazendo por cá e queria mais artigos críticos e de opinião.

Para finalizar, queria que o FFGG continue a divulgar cada vez mais este hobby que é nosso, mas que queremos que seja, cada vez mais, o hobby de muitos mais e que daqui por um ano possamos estar todos  a comemorar o 2.º ano do FFGG.

Pedro Freitas, um leitor, um jogador, um amigo. Aquele abraço, companheiro de jogatanas!!

Curtas, médias e longas, criticas, imagens, miniaturas. Abstratos, Wargames, Eurogames, Ameritrash, Protótipos. Em tom de notícia ou sms, em apenas uma imagem ou em longas dissertações, o blog FFGG comemora hoje um ano desde que deu ares da sua existência.
Mais um dirão vocês. Existem mais. Pois é, mais um e ainda são poucos. FFGG consegue destacar-se por ser dos blogs mais diversificados do mundo do tabuleiro, rápido de ler e abordando todo o tipo de tema sem se tornar especifico, abordando todo o tipo de assuntos, chega assim a todos os amantes dos jogos de tabuleiro sem diferenciar qualquer espécie tratando todos por igual. É mais um estilo que aprecio e que faz falta para complementar o leque de blogs sobre o tema, que se têem mantido na net e já pertencem ao nosso quotidiano.
FFGG faz parte das minhas visitas diárias na procura de informação em português e espero que assim se mantenha por muitos mais anos. Que mais como este apareçam.
Parabéns Pombeiro, parabéns FFGG.
Vital Lacerda é o primeiro autor português a ter um jogo de tabuleiro moderno internacionalmente reconhecido. Se não conhecem, vão jogar o Vinhos! Obrigado Vital!!

Parabéns ao FFGG!

Considero-me um amigo do autor, de vez em quando mando aqui uns bitaites e por isto fico muito contente por ver este blogue ainda activo e interessante, um ano depois. Qualquer pessoa pode criar um blogue/site, mas a verdade é que uma percentagem enorme acaba por cair na inactividade e esquecimento muito rapidamente. Este blogue não parece ir a caminho do mesmo.
Porque foi feito de uma forma inteligente. O autor pegou não só no nicho dos jogos de tabuleiro como noutras coisas geek; aposta muito no conteúdo informativo, que tipicamente é informação útil e curta; posts novos todos os dias, que nos faz voltar regularmente ao blogue; e procurou ter contribuições de outras pessoas com perspectivas diferentes do mesmo sobre estes nossos hobbies. Um belo contributo por um dos seniores (em experiência, não idade) do nosso hobby. Por isto tudo, obrigado.

+ A natureza quase “tweeteresca”, de micro-posts muito frequentes.
+ Não só jogos de tabuleiro, mas também livros geek, jogos pc, rpgs, minis….
+ Colaboradores variados, o que faz com que o blogue não seja só da “tribo X”.
+ Reportagens fotográficas das convenções.
– Acho que tem um bocado miniaturas a mais. Pode ser impressão minha, mas são capazes de estarem a receber destaque a mais.
– Tenho saudades das fotos potentes que o autor tirava nas convenções. As tiradas com o tablet servem, mas as de outros tempos eram outra pinta.

Venha mais um ano!

José Mário, um homem do Norte num blog de um mouro!! 😀

Mais de 31 mil, é o número de visitas que o Firepigeon & Friends Games & Geekiness teve de à um ano a esta parte, vindos do mundo inteiro:

 

Em primeiro lugar quero felicitar o FFGG pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar e a inspiração que é para muitos, como eu, que o usa quase todos os dias como fonte de inspiração.

Sei bem dar o valor ao que é manter um blog atualizado e por isso ainda mais compreendo o esforço que o Pombeiro tem em atualizar diariamente o FFGG, aliás, é por aí que quero começar. O FFGG tem dois aspetos que me satisfazem muito: a sua atualização e a quantidade de novas publicações que todos os dias nos são “servidas”, a sua amplitude temática é outra mais valia, e também a capacidade que o blog teve, para em apenas um ano, congregar em seu redor um assinalável número de colaboradores e leitores.

Os aspectos que menos me interessam são a secção da foto diária, porque ainda não me consegui encontrar em nenhuma ;p; e alguns dos artigos sobre roleplay e miniaturas porque não é bem a minha onda, entenda-se aqui que não acho mal, apenas são artigos que me passam ao lado, quer por desconhecimento meu, quer por desinteresse meu no assunto (às vezes gosto de ver as imagens das miniaturas pintadas! hehe).

Acho que agora para melhorar ainda mais era interessante podermos ler mais reviews, haver mais material para download e entrevistas!

Mais do que tudo, os meus sinceros parabéns por este cantinho tão bem arranjado! Continua assim!

Abraço

 

Os meus agradecimentos Carlos. E se não conhecem passem pelo JogoEu

O FFGG faz 1 ano.
Parece que já foi há mais tempo.
Este blog veio trazer para o panorama nacional algo que não existia e que muita falta fazia. Um conjunto diário de notícias rápidas sobre tudo o que vai acontecendo no mundo dos jogos (e não só).
Sendo um ávido seguidor só tenho bem a dizer. As rubricas de imagens, jogos e miniaturas diárias, bem como as notícias estão dentro daquilo que procuro. Por vezes aparece um artigo mais profundo sobre um ou outro tema, mas a sua frequência apesar de não ser alta é a suficiente, pois eu acho que o “target” é mesmo as noticias rápidas.
Outro ponto alto do blog é a cobertura em imagens das convenções nacionais, que muita inveja provoca a quem não pode comparecer 😉
O que eu quero no próximo ano… nada de novo, continuem com o que estão a fazer que é MUITO BOM.
Parabéns !!!
O Carlos “Brainst0rm” Ferreira pertence à equipa do SpielPortugal (responsável pela organização da LeiriaCON), é também frequentador assíduo dos encontros semanais do Grupo de Boardgamers de Lisboa, e um ávido jogador de CDG’s, a quem introduzi faz uns anitos o Paths of Glory e depois um celebérrimo We the People (“Olha que o Washington não pode morrer!”). Para ti um grande abraço.

Um jogo por dia

Claustrophobia

Claustrophobia

A editora Asmodee tanto lhe dá para publicar lixo, como para fazer sair jogos como é esta pérola do Claustrophobia, que pega no género Dungeon Crawler e o faz renascer mais uma vez.

Uma miniatura por dia