Crokinole (1867)

Vou hoje escrever sobre o Crokinole, um jogo diferente dos habituais. Este é um jogo muito simples de se jogar e é comum suscitar interesse em todos os que o descobrem.

O primeiro tabuleiro de Crokinole conhecido data de 1876 e teve origem no Canadá. É um jogo de destreza no qual são utilizados uns discos sobre um tabuleiro de madeira com uma área de jogo de aproximadamente 66 cm de diâmetro. O tabuleiro tem depois 3 anéis concêntricos que delimitam as áreas que valem 5, 10 e 15 pontos. Existe um pequeno buraco no centro que vale 20 pontos. O anel interior de 15 pontos, está guardado por 8 pequenos pinos. Cada anel está dividido em 4 quadrantes. Os tabuleiros são tipicamente octogonais ou circulares.

A primeira vez que tive conhecimento deste jogo estava a explorar a listagem dos que são considerados, pelos utilizadores do site BoardGameGeek, os 100 melhores jogos de tabuleiro. Na altura, o jogo chamou-me a atenção por ter características bastante diferentes dos outros que se encontravam nesse top.

Através do site abreojogo são anunciados os vários encontros de jogos de tabuleiro que se vão realizando em Portugal. Cada um desses encontros têm no site um espaço próprio, onde os vários utilizadores trocam mensagens indicando jogos que estarão disponíveis nesse encontro e outros que gostariam de experimentar. Decidi participar pela primeira vez num encontro e arrisquei fazer o seguinte pedido: – “Um jogo que tenho curiosidade de conhecer é o Crokinole. Se houver alguém que tenha este jogo, e que o possa levar amanhã, agradeço.” A resposta ao meu pedido não podia ser melhor. O utilizador Firepigeon respondeu que o iria levar. Foi assim que no meu primeiro encontro – XXXVII Encontro de Boardgamers de Lisboa – Outubro 2009 – experimentei pela primeira vez o Crokinole.

Ao chegar ao Passion Fruit, local onde se realizam os encontros, comecei por jogar Pow Wow. Passado um pouco lá apareceu o Firepigeon com uma caixa ENORME com o seu Crokinole. Nunca mais me esqueci do meu espanto ao ver as dimensões do jogo, o peso do mesmo, e a atitude de boa vontade de quem o carregava para partilhar com um, até então, desconhecido! Gostei muito de jogar Crokinole e do ambiente do encontro. Desde então passei a ser um “cliente” habitual dos encontros do Grupo de Lisboa.

O Crokinole é um jogo simples de ensinar e que pode facilmente ser jogado por toda a família. É um jogo para 2 ou, em parceria, para 4 pessoas (existem também uns tabuleiros especiais para 3 jogadores). A 2 jogadores, cada jogador recebe 12 discos de cores diferentes; a 4 jogadores cada jogador recebe 6 discos. À vez, e sem nunca sair do assento, cada jogador dá um “impulso” com o dedo num dos seus discos. Quando não há discos adversários no tabuleiro o objetivo é colocar o seu disco no buraco central, garantindo imediatamente 20 pontos, ou na área do anel interior. Se há discos do adversário no tabuleiro, o objetivo passa a ser acertar num desses discos; de preferência deve fazer com que o disco adversário saia do tabuleiro e que o seu fique no centro.

Depois de todos jogarem os seus discos faz-se a pontuação, onde os discos posicionados sobre o anel são considerados como estando na área de valor abaixo. Cada disco completamente dentro da área do anel interior vale 15 pontos, no intermédio 10 pontos, e no de fora 5 pontos. Sempre que possível, anulam-se os nossos discos com os discos do adversário que estejam na mesma área e no final calcula-se a diferença de pontos. Fazem-se vários jogos até que alguém chegue aos 100 pontos. Quem o conseguir será o vencedor!

Anúncios