Este jogo faz parte da minha coleção desde Maio/2009. Honestamente, já nem me recordo qual o foi o critério ou o motivo que me fizeram comprar este jogo sem o ter experimentado, mas isso, para quem me conhece, sabe que não é nenhuma novidade.

Hive pertence à categoria dos jogos abstratos para 2 jogadores. Devido à simplicidade das regras, ensina-se em 2 minutos e joga-se em pouco mais de 10. Quando explico o jogo costumo dizer que o Hive é um xadrez mais simples de aprender e que não tem um tabuleiro. Existe em diferentes formatos: peças com insetos coloridos, a preto e branco e há pelo menos um em tamanho gigante!

Hive Gigante

Devido ao seu enorme sucesso, este é um jogo que já tem edições em inúmeras línguas entre as quais o português (nome do jogo na edição portuguesa: Hive – A Colmeia).

Em Hive, cada jogador começa com 12 peças (14 se jogado com as expansões) em que cada uma delas tem representado um inseto: abelha, formigas, aranhas, escaravelhos e gafanhotos (e se com expansões, mosquito e joaninha). As peças, à medida que vão entrando no jogo formam uma colmeia que nunca se poderá desfazer. Cada inseto permite um movimento especifico, sendo que o vencedor será aquele que movimentando as suas peças na colmeia conseguir primeiro cercar a abelha do adversário.