Depois do Notas sobre design: Empates em blind bidding, o Manuel Correia tem mais uma visita guiada ao processo de criação dos jogos de tabuleiro.

O design para o jogo “Naufrágio” está concluído! As alterações à forma como os empates são resolvidos funcionaram tal como esperava. Graças a isso as regras são mais fáceis de memorizar e depois de alguns turnos os novos jogadores já não têm quaisquer dúvidas. No playtest de ontem o único jogador novo acabou por ganhar!

Vou continuar a testar o jogo para definir melhor a duração total. Ensinar as regras no jogo de ontem levou 5 minutos e o jogo em si levou 35, mas é natural que a duração mude com a familiaridade com o jogo e conforme as estratégias usadas. Como o meu objectivo era que cada jogo levasse cerca de 45 sinto que estou perto.

Estas alterações implicam apenas o número de casas no tabuleiro central, não os tabuleiros dos jogadores.

O que vem a seguir? Em primeiro lugar tenho de escrever as regras de forma a que os jogadores possam aprender a jogar a partir de lá. Sei que regras mal escritas podem arruinar a experiência de jogo e estou a fazê-lo com cuidado. Está a revelar-se mais desafiante do que pensava.

Depois disso é altura de trabalhar na iconografia e no aspecto gráfico dos tabuleiros.

Na minha opinião a parte mais importante está feita. O meu objectivo era criar um jogo de raíz com dinâmicas diferentes e polí-lo até ser divertido de jogar. Aprendi muito com o processo, por isso vou continuar.

Manuel Correia