A primeira Associação de Designers de Boardgames em Portugal com autores portugueses foi constituida e chama-se Arcádia Lusitania Boardgames. Na génese deste projecto estão três portugueses: Vital Lacerda, Sérgio Martins e Alexandre Garcia. A ideia é juntar a malta para jogar protos, discutir idéias e apoiar novos designers a participar em concursos aberto. Para já o projecto arranca com uma página no Facebook. Mas não há como a Press Release do grupo para te esclarecer:

“Em alguns de nós cresceu uma ideia: ‘Eu era capaz de fazer um jogo interessante’.

Mas é árdua a tarefa de puxar essa ideia até à existência. Fazer nascer o protótipo, esse ser vivo que tem um longo e custoso processo de crescimento, até se tornar na realização total da ideia inicial, O BOARDGAME, é moroso, exige dedicação, trabalho e uma grande troca de informação.
A Arcádia pretende ser um grupo de partilha dessa informação, recursos e ideias. Um grupo de apoio a criação dos jogos de tabuleiro.
Se estás interessado em juntar-te nesta humilde arcádia que existe apenas como o conjunto dos seus membros junta-te a este grupo.
Se procuras mais informação lê o nosso Manifesto na secção de Docs. “